Processo administrativo
O reconhecimento da cidadania italiana de forma administrativa se subdivide em duas modalidades: através dos Consulados Italianos no Brasil ou diretamente na Itália.
Consulados Italianos no Brasil:
Esta modalidade é mais indicada para quem não tem pressa e obter a dupla cidadania, ou que não tem a disponibilidade financeira e de tempo de fazer o pedido diretamente na Itália. A espera na fila do Consulado pode levar muitos anos, provavelmente em torno de uma década.
No Brasil, existem cinco cidades onde o pedido pode ser apresentado: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Cada um deles tem o seu procedimento próprio, mas em geral o primeiro passo é o pedido de entrada na fila, quando começa a espera. Anos mais tarde, é feito o chamado para a apresentação da documentação necessária, com o prazo máximo de dois anos para a conclusão do processo.
Aqui, a maior parte do tempo é a espera na fila, e não da análise do processo em si.
O pedido através dos Consulados Italianos no Brasil apresenta a vantagem de ser menos custoso, e a desvantagem de ser o mais demorado. Logo, é indicado para grupos familiares ou indivíduos que não possuem nenhum objetivo imediato com a cidadania.
Diretamente na Itália
Essa modalidade é mais indicada para aqueles que possuem um objetivo mais imediato com a cidadania, como por exemplo morar, trabalhar e/ou estudar fora do Brasil. Em poucos meses o processo é concluído e o cliente já sai da Itália com o passaporte italiano em mãos.
Não é necessário falar italiano, mas é necessário estar na Itália durante toda a duração do processo, fixar residência e apresentar a documentação pertinente aos órgãos responsáveis.
Trabalhamos com a orientação pré-viagem, orientações para a passagem na imigração, aluguel e residência na Itália, protocolo e acompanhamento do processo junto aos órgãos responsáveis e, ao final, a emissão da identidade e do passaporte italiano.
É dado todo o suporte e acompanhamento pessoal antes e durante o processo. Trabalhamos com moradia e residências de alto padrão, individuais, com contrato de aluguel registrado e recibos de pagamento.