2020 e as férias dos seus sonhos
- gabriela3852
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2021
Eis que, no que pareceu ser um piscar de olhos, a década acabou!

Quando um ciclo se encerra e outro começa, é natural que a gente pense no que fizemos e no que ainda queremos fazer. É nessa época que surgem os planejamentos de ano novo e, se por um acaso uma viagem de férias para a Itália está na sua lista, este artigo é para você!
A habilidade de executar uma viagem exatamente como você sonhou não é tão simples assim, motivo pelo qual muita gente precisa “tirar férias das férias”. Pela minha experiência, alguns pontos precisam ser pensados antes do roteiro: duração da viagem, o seu perfil de viajante, o objetivo da viagem e imigração.
À primeira vista, a Itália parece ser um país pequeno, mas não é bem assim. Geograficamente comparando com o Brasil, é bem menor, porém existem muitas cidades lindas para serem vistas, e todas razoavelmente perto, dando a impressão de que se consegue ver uma boa parte do país em e pouco tempo, mas esteja preparado para priorizar uma região em detrimento de outra.
Se o seu tempo disponível é de duas semanas, é pouco provável que se consiga ver tudo em um ritmo razoável. Aqui depende também do seu perfil, motivo pelo qual a duração da viagem e o seu perfil de viajante precisam ser pensados em conjunto para evitar problemas. Aqui existem dois tipos: aquele que prefere ver menos e aproveitar mais cada local (slow traveller) e o outro que quer conhecer o máximo em um curto intervalo de tempo (fast traveller). É uma questão de gosto pessoal, não existe certo ou errado, o importante é programar uma vagem em um ritmo que seja adequado, principalmente quando estamos falando de mais de um viajante envolvido.
Para as famílias, é importante que isso fique claro antes do embarque. Já pensou você como chefe de família tendo que lidar com o seu filho mais velho pedindo para visitar bairros badalados enquanto seu filho mais novo está exausto das andanças do dia e cai dormindo em qualquer canto? Ou então um casal que não consegue se acertar quando parar para comer, quando é hora de relaxar etc. Parece uma crônica do Luís Fernando Veríssimo, mas acontece a todo tempo!
Outro ponto importante é o objetivo da viagem. A Itália oferece uma variedade incrível de belezas naturais que vão desde praias paradisíacas até montanhas cobertas de neve, com estações de esqui. Além disso, existe toda a riqueza histórica do Império Romano, Idade Média e Renascimento. Acompanhando tudo isso, temos o turismo gastronômico que por si só atrai milhares de turistas. Então quem sabe, antes de traçar o roteiro, não faça mais sentido pensar qual o seu objetivo com essa viagem? Afinal, as montanhas estão no Norte e as praias no Sul...
Por fim, não esqueça da burocracia! Se você já é cidadão italiano, é só comprar passagem e ir, conforme falei nos artigos anteriores. Se você não tem cidadania italiana, precisa de comprovação de estadia, comprovação financeira, passagem de retorno e seguro viagem que cubra no mínimo 30 mil euros.
Pensando nesses quatro pontos, a sua viagem dos sonhos pode acontecer exatamente como você sempre sonhou!




Comentários