top of page

Coliseu foi a atração turística mais popular do mundo em 2019

  • gabriela3852
  • 6 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2021

Quem gosta de viajar provavelmente já ouviu falar no site TripAdvisor.


ree

Esse site é nada mais nada menos que o maior site de viagens do mundo, que permite consultas sobre atrações turísticas, hotéis, restaurantes, passagens aéreas etc. Pois bem, o site revelou que pelo segundo ano consecutivo o Coliseu de Roma foi eleito o ponto turístico mais popular do mundo!


A antiga arena romana recebeu ao longo de 2019 impressionantes 7,6 milhões de pessoas, o que dá uma média de 21 mil pessoas por dia. Considerando que só podem entrar 3 mil pessoas por vez, isso justifica as filas até para quem já comprou o ingresso antecipado.


Os números realmente impressionam, mas se justificam. O Coliseu – também chamado de Anfiteatro Flaviano – é de tirar o folego. Construído entre 70 e 90 d.C recebia inicialmente em torno de 50 mil espectadores, sendo depois ampliado para receber 90 mil espectadores.


Se você quer evitar as filas, seguem duas dicas essenciais. A primeira é: compre o ingresso antes do dia programado para a visita. É possível comprar na bilheteria do local, mas a forma mais conveniente é comprar pela internet, no site oficial do Coliseu, basta jogar no google “Coliseu site oficial”. Atualmente, o valor de entrada é de €16 euros que inclui o acesso durante 24 horas no Coliseu e no Fórum Romano (que era o centro administrativo da antiga Roma) ou de €22, que inclui 48 horas de visitação nos mesmos locais, e também permite acesso ao subterrâneo da Arena.


A segunda dica é: chegue cedo! Verifique o horário de abertura – que normalmente é as 9h – e chegue cedo. O Coliseu é tão popular que existem vários tipos de fila para entrar, inclusive a fila das pessoas que já compraram ingresso. Lembre-se que a capacidade máxima do local é de 3 mil pessoas por vez, logo não se engane com pessoas vendendo “ingresso fura fila” porque não é bem assim que funciona. É um monumento histórico, com controle rígido, o que permite a preservação do local para que as próximas gerações também possam usufruir. Nos cabe respeitar a capacidade máxima do local e aguardar a nossa vez.


Sem planejamento, o que acontece é o seguinte: chegando lá, existe a fila para comprar ingresso e mais a fila para entrar, o que dobra o tempo de espera. Eu diria que entre as 10h e as 15h é o auge das filas, então o ideal é chegar as 9h, com ingresso comprado, e aproveitar a grandiosidade do monumento. Acreditem se quiser, mas a minha primeira vez em Roma eu não me planejei e demorei 2h30min para conseguir entrar. Na minha segunda vez eu segui essas dicas e consegui entrar direto.


Apesar da sua grandeza e importância história, não se passa muito tempo dentro do Coliseu. Chegando cedo, se consegue fazer tudo no período da manhã, atravessar a rua e visitar o Fórum Romano no período da tarde, que é absolutamente enorme e vale no mínimo uma tarde do seu tempo.


Para quem ficou curioso, o top 3 do ranking TripAdvisor ficou assim: 1º lugar Coliseu, 2º lugar Museu o Louvre, em Paris e em 3º lugar o Vaticano. A Praça São Marcos em Veneza ficou em 10º lugar.

 
 
 

Comentários


bottom of page