Ferragosto - O período mais esperado do ano
- gabriela3852
- 26 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2021

Que os italianos adoram sol, praia e calor é um fato mundialmente conhecido. O país ganha vida entre os meses de junho, julho e agosto e as praias ficam absolutamente lotadas não só de italianos, mas também de turistas de todos os lugares do mundo. Para celebrar o auge do verão, o feriado mais esperado do ano ocorre no dia 15 de agosto, sendo conhecido como “Ferragosto”. Já na véspera, pessoas se reúnem nas praias e aguardam a meia noite, alguns até festejam com fogos de artifício, lembrando bastante os nossos costumes para o período de Ano Novo.
Mas o Ferragosto não se limita apenas a um dia do ano, já que os italianos fazem uma espécie de férias coletivas, principalmente na segunda quinzena do mês. É comum encontrar lojas e restaurantes com avisos de “chiuso per vacanze”.
O feriado tem origem latina: Feriae Augusti significa “descanso de Augusto”. Instituído no período do Imperador Augusto no século 18 A.C. na Roma antiga, o Feriae Augusti era utilizado para homenagear o Deus da agricultura e marcava um período de descanso entre colheitas, porém era comemorado no dia 1º do mês.
O costume se manteve com o passar do tempo, sendo inclusive lei no período do Renascimento. Os séculos se passaram e o nome foi adaptado para Ferragosto, seguindo com a tradição de ser uma comemoração atrelada à época de colheitas, para descansar e agradecer o encerramento do período de trabalho árduo e o início de outro. Na Itália, os camponeses tinham esse período de descanso e frequentemente recebiam algum bônus financeiro pelo trabalho finalizado.
A Igreja Católica também influenciou a tradição, trocando a data do dia 1º para o dia 15, como permanece até hoje. A mudança foi feita para que o Ferragosto coincidisse com o Dia da Assunção de Nossa Senhora, data que a Virgem Maria teria adormecido e acordado quando já estava sendo levada por anjos para a glória celestial.
Até mais ou menos 10 anos atrás, era praticamente impossível encontrar o comércio aberto durante o Ferragosto, mas a globalização e a importância do turismo na economia da Itália acabou mudando um pouco esse costume, de modo que nas grandes cidades ainda é possível aproveitar o verão e turistar como em qualquer outro período do ano. Porém, em locais de menor circulação de estrangeiros, a regra é a mesma: tudo fechado! Logo, se você está planejando uma viagem para a Itália, é bom ter presente o período e o local que deseja ir para evitar surpresas, já que não é o momento ideal para visitar aquela pequena vila medieval na Toscana mas sim de conhecer o Coliseu em Roma, os canais de Veneza ou o Duomo de Milão.
Uma curiosidade histórica é que o Ferragosto como conhecemos hoje é produto do período fascista na Itália, tendo sido uma peça importante na popularidade do regime na década de 1920. Na época, Mussolini agradou a população de baixa renda ao instituir programas que facilitavam a viagens de trem entre cidades da Itália entre os dias 13 e 15 de agosto, reduzindo dramaticamente os preços. Assim, as classes mais baixas podiam aproveitar para andar ao mar ou a montanha e o preço reduzido era oferecido de duas formas: o passe de 24 horas com um raio de 50 até 100km, ou o passe de 72 horas, com um raio de até 200km.
Hoje em dia o período do Ferragosto ainda representa uma espécie de férias coletivas ou de, no mínimo, redução do horário de funcionamento. Os italianos aproveitam para viajar, preferencialmente para o litoral e se despedir do verão antes que o mês de setembro chegue trazendo o outono, dias mais curtos e longos meses de frio.
Comments